segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Autoestima – o entender de si mesmo.


Conhecer a si mesmo e ter a capacidade de saber se portar diante ao outro, sabendo o que fará bem para ambos é um dos caminhos necessários que devem estar praticamente em perfeito estado a todo momento. Porém nada surtirá efeito se sua autoestima não estiver em equilíbrio junto a todo o seu ser. 

O autoconhecimento é o guia principal para que todos possam frequentemente analisar tudo que está acontecendo, podendo filtrar o que for de bom uso para continuar e também excluir o que não estiver agregando, dando espaço à novas motivações. 


Para uma melhor compreensão, a autoestima é sustentada por quatro pilares: 


1. Autoaceitação: uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. Inclui elementos como estar satisfeito e de acordo consigo mesmo, respeito a si próprio, se sentir em casa no próprio corpo. 


2. Autoconfiança: uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. Inclui as convicções de saber e conseguir fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar algo, suportar as dificuldades e poder prescindir de algo. 


3. Competência social: é a experiência de ser capaz de fazer contatos. Inclui saber lidar com outras pessoas, sentir-se capaz de lidar com situações difíceis, ter reações flexíveis, conseguir sentir a ressonância social dos próprios atos, saber regular a distância e a proximidade com outras pessoas. 


4. Rede social: estar ligado a uma rede de relacionamentos positivos. Inclui uma relação satisfatória com o parceiro e com a família, ter amigos, poder contar com eles e estar à disposição deles, ser importante para outras pessoas. 


Analisando os pilares, tudo fica mais fácil, onde o ponto que precise de mais atenção irá se destacar para que as medidas certas possam ser tomadas e tenha também um olhar para tudo que possa se tornar ainda melhor. 

Alguns pontos que podem melhorar a autoestima são – eliminar a culpa; não se comparar com os outros; não generalizar suas experiências; confiar em si mesmo; não deixar um erro te desanimar; entender o que funciona para você; ser sincero consigo mesmo; começar agradecer; comemorar suas vitórias e viver no presente.

Temos um Floral específico para a Auto Estima (clique aqui para conhecer). A sinergia de cura promovida por esta fórmula de essências florais possibilita ajuda para o resgate da auto estima. Lembrando que o processo de se criar afeto e respeito por si mesmo está intimamente ligado ao autoconhecimento e este não costuma ocorrer, para a maioria das pessoas, em um curto espaço de tempo, demanda determinação e persistência por parte daquele que decide aprender a amar a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário